EFEITO BACTERICIDA DE EXTRATOS VEGETAIS SOBRE COLÔNIAS DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE PACIENTES COM INFECÇÃO NO TRATO URINÁRIO (ITU)

  • Daniela Faria de Souza
  • Wagner Amado Veiga
Keywords: extratos; plantas medicinais; atividade antibacteriana

Abstract

Este estudo teve como objetivo verificar o efeito bactericida de extratos vegetais sobre
colônias de bactérias causadoras de infecção no trato urinário (ITU). A análise da atividade
antibacteriana dos extratos vegetais das plantas medicinais (Plantago major L., Cymbopogon citratus e Portulaca oleracea L.) foi verificada contra as espécies de bactérias Escherichia coli, Enterobacter aerogenes e Klebsiella pneumoniae isoladas de casos clínicos humanos com diagnóstico de infecção urinária. A semeadura dos micro-organismos se deu em ágar Mueller Hinton com incubação a 36°C por 24 horas. Os testes para a atividade antibacteriana foram realizados em triplicata através do método de difusão em disco de papel de filtro usando as concentrações de extratos a 30%, 10%, 5% e 1% e foram utilizados antibióticos sintéticos como controles positivo. Verificou-se que para a maioria dos extratos clorofórmicos houve a formação de halos, exceto contra a Klebsiella pneumoniae. Os extratos por decocção não obtiveram nenhum efeito sobre as bactérias, independente da concentração. Para os extratos hidroetanólicos, a maioria das concentrações provocou inibição do crescimento bacteriano, porém com a presença frequente de halos não nítidos e de colônias resistentes na zona de inibição. Foi notório neste estudo que a espécie Plantago major L. se apresentou como a mais eficiente no combate à bactéria E.coli sendo a eficácia de seus extratos diretamente proporcional às suas concentrações. Este estudo demonstra que a espécie Plantago major L. pode ser promissora no tratamento de infecções urinárias, visto que foi eficiente no combate a E.coli, agente responsável por 60%-90% dos casos de infecção.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2019-12-30
How to Cite
Faria de Souza, D., & Amado Veiga, W. (2019). EFEITO BACTERICIDA DE EXTRATOS VEGETAIS SOBRE COLÔNIAS DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE PACIENTES COM INFECÇÃO NO TRATO URINÁRIO (ITU). Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 5(2). Retrieved from http://reinpec.org/reinpec/index.php/reinpec/article/view/294