TRADIÇÃO, FAMÍLIA E PROPRIEDADE: UMA ABORDAM HISTÓRICA DA DIFUSÃO DE UM MOVIMENTO CATÓLICO PELA AMÉRICA LATINA (1956-1967)

  • Victor Gama
  • Vinícius Couzzi Mérida
Keywords: TFP; Plinio Corrêa de Oliveira; Revista Fiducia; Revista Cruzada.

Abstract

Em 1960, um grupo de jovens liderados por Plinio Corrêa de Oliveira, intelectual de renome nos meios católicos naquele momento, fundam um movimento que deixaria sua marca na história política do Brasil. A Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade – TFP, desempenhou um intenso trabalho de presença no cenário político e religioso do país ao longo de mais de quatro décadas. De 1962 até meados da década de 1980, o movimento conheceu um processo de expansão capaz de torna-lo conhecido por todo o continente como o do contexto político da época. Buscando esclarecer alguns dos conceitos da ideologia tefepista e de seu projeto de sociedade, oferecemos uma reflexão sobre o surto de expansão que sofreu a entidade ao longo dos anos que compreendem as décadas de 1960 a 1980, quando se espalha por inúmeros países da América e Europa, partindo dos casos da Argentina e Chile como modelos explicativos num recorte que compreende os anos de 1956 a 1967.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2019-12-30
How to Cite
Gama, V., & Couzzi Mérida, V. (2019). TRADIÇÃO, FAMÍLIA E PROPRIEDADE: UMA ABORDAM HISTÓRICA DA DIFUSÃO DE UM MOVIMENTO CATÓLICO PELA AMÉRICA LATINA (1956-1967). Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 5(4). Retrieved from http://reinpec.org/reinpec/index.php/reinpec/article/view/330