A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: CONHECENDO O CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS

  • Maria Caroline Almeida de Almeida
  • Gutiélle Carvalhal Botelho Bustilho Faria
  • Ariana Pascoal
  • Alice Pinheiro
  • Janete Jane P.O. Almeida
Keywords: Política de Assistência Social; Proteção Social; Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

Abstract

O presente artigo tem como principal objetivo fomentar a reflexão acerca do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) como unidade inserida no nível da proteção social especial de média complexidade, preconizada pela Política de Assistência Social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para isso, o trabalho apresenta o desenvolvimento histórico da Política de Assistência Social no país, bem como a funcionalidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O estudo tem como objetivo potencializar o conhecimento a respeito da Política de Assistência Social e analisar o significado do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) descrito pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Considerando os objetivos propostos, optou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica em livros, artigos acadêmicos, legislações pertinentes ao tema abordado, revistas científicas e entre outros.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2020-05-23
How to Cite
Caroline Almeida de Almeida, M., Carvalhal Botelho Bustilho Faria, G., Pascoal, A., Pinheiro, A., & Jane P.O. Almeida, J. (2020). A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: CONHECENDO O CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 5(5). Retrieved from http://reinpec.org/reinpec/index.php/reinpec/article/view/381