A VISÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: UM DEBATE NECESSÁRIO

  • Taynara Silva Dino
  • Sara Luiza Ronzani da Cunha
  • Bruna Lagemann
  • Mariana dos Santos Caetano Júnior
  • Paulo Cavalcante Apratto Júnior
Keywords: Educação Médica; Atenção Primária à Saúde; Estudantes de Medicina; Estatísticas de Assistência Médica; Diretivas Antecipadas.

Abstract

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Medicina vigentes desde 2014 propõem enfoque na formação crítica dos estudantes de medicina, possibilitando maior autonomia e capacidade de atuar nos diferentes cenários de aprendizagem, incluindo os diversos níveis de atenção à saúde que compreendem o Sistema Único de Saúde (SUS). Este estudo tem como objetivo analisar a aplicabilidade dessas DCNs e os meios de ensino-aprendizagem, na visão dos alunos, das 27 unidades federativas do Brasil. Para tal, um questionário semiestruturado via plataforma Google Forms foi utilizado, em que 231 estudantes responderam a 27 perguntas relacionadas ao contato com a Atenção Primária à Saúde (APS), ensino, crescimento e importância da área e plano de carreira. Os resultados foram condizentes com o objetivo, em que, por exemplo, a maioria dos alunos considerou importante a atuação na APS como fonte de conhecimento e aprimoramento profissional, porém, não desejam seguir carreira nela; não houve nenhum voto discordando da importância da Unidade Básica de Saúde funcionar como cenário de prática, aprovando a alteração do olhar exclusivamente hospitalocêntrico; as visitas domiciliares, para a maioria, somam positivamente para o crescimento do aprendizado, principalmente no âmbito da promoção e prevenção de doenças. Logo, percebe-se que as mudanças no ensino vem construindo um melhor cenário de saúde, uma vez que contribui para o aprendizado acadêmico e traz melhorias aos atendimentos dos usuários. Todavia, vê-se que ainda existem desafios a serem vencidos, dentre estes a abordagem do conhecimento entre os discentes, a relação entre os profissionais e alunos, além da integralização entre conceitos teóricos e práticos, o que mostra que a solidificação da APS no meio acadêmico e profissional é uma construção a longo prazo, mas viável e necessária.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2020-05-23
How to Cite
Silva Dino, T., Luiza Ronzani da Cunha, S., Lagemann, B., dos Santos Caetano Júnior, M., & Cavalcante Apratto Júnior, P. (2020). A VISÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: UM DEBATE NECESSÁRIO. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 5(5). Retrieved from http://reinpec.org/reinpec/index.php/reinpec/article/view/384