ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E MICROSCÓPICAS DE CAFÉ ARÁBICA PRODUZIDOS NA REGIÃO NOROESTE FLUMINENSE E REGIÃO DA ZONA DAS MATAS DE MINAS GERAIS.

  • Fernanda Losque Pinto
  • Wagner Amado Veiga
  • Vagner Rocha Simonin de Souza
Keywords: CAFÉ, ANÁLISE MICROSCÓPICA, ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA

Abstract

O café (coffea) é produzido em diferentes regiões do Brasil e faz parte da alimentação diária de seus habitantes. Caracteriza-se como uma bebida estimulante, fonte de antioxidantes, com alto teor de cafeína e açúcares redutores. Possui fibras, niacina e alguns minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo. É considerado um alimento de grande importância econômica para o país, porem devido a fraudes em seu processamento podem resultar em uma inferior qualidade. Neste trabalho objetivou-se analisar diferentes amostras de café torrado e moído produzido na região Noroeste Fluminense e Matas de Minas, esperando assim conceder informações referentes a sua composição microscópica e físico- química aos consumidores e às indústrias produtoras. Os resultados obtidos evidenciaram que na análise microscópica a composição das cascas e paus estão adequadas de acordo com a legislação, contudo foram encontrados fragmentos de impurezas, possivelmente vidro em algumas amostras. Nos resultados sobre as análises físico-químicas, os cafés apresentaram teores adequados de umidade, extrato aquoso e acidez total titulável, mas também teores elevados de resíduo mineral fixo, podendo ser indicativo de adulteração com substâncias minerais indesejados.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2020-05-23
How to Cite
Losque Pinto, F., Amado Veiga, W., & Rocha Simonin de Souza, V. (2020). ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E MICROSCÓPICAS DE CAFÉ ARÁBICA PRODUZIDOS NA REGIÃO NOROESTE FLUMINENSE E REGIÃO DA ZONA DAS MATAS DE MINAS GERAIS. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 5(5). Retrieved from http://reinpec.org/reinpec/index.php/reinpec/article/view/403