EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA O ALUNO AUTISTA

  • Dayse Cristina Gomes Meirelles
  • Gilmara Moreno Furtado
Keywords: Educação Inclusiva; Transtorno do Espectro Autista – TEA; Modelo inclusivo de ensino; Adaptações Curriculares.

Abstract

A educação inclusiva é uma realidade em diferentes partes do mundo na atualidade, e dentro deste processo encontram-se crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Assim este trabalho tem por objetivo apresentar opções de adaptações curriculares para a inclusão dos autistas nas escolas regulares. Para tal, se realiza uma revisão da literatura em torno do tema, com a pontuação dos principais tópicos acerca do modelo inclusivo de ensino, das características do autismo e das práticas escolares que podem ser desenvolvidas para resultados positivos. De modo geral, tem-se que no Brasil a garantia dos direitos dos autistas já é uma realidade no que tange a legislação e o papel da escola na criação de adaptações curriculares que permitam a educação de pessoas com este transtorno, respeitando as particularidades de cada caso, está ligada uma qualificação adequada dos professores, espaços físicos apropriados e esforços conjuntos entre o meio educacional e a sociedade a sua volta.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2020-05-25
How to Cite
Cristina Gomes Meirelles, D., & Moreno Furtado, G. (2020). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA O ALUNO AUTISTA. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 5(5). Retrieved from http://reinpec.org/reinpec/index.php/reinpec/article/view/443