OS PROBLEMAS PSICOSSOCIAIS NO CONTEXTO FAMILIAR, OCASIONADOS PELO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL, NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM PORCIÚNCULA/RJ.

  • Alice Rezende Vieira
  • Aline Ferreira Lima
  • Amanda Vargas Pereira
  • Josiane da Silva Rocha
  • Rodrigo da Silva Nogueira
Keywords: Alcoolismo; Família; Psicologia.

Abstract

O presente artigo refere-se a um relato de experiência de um grupo de estudantes de Psicologia que realizaram estratégias de prevenção e promoção através de atividades como roda de conversa e entrega de panfletos informativos, para auxiliar no entendimento das falas dos alunos, contendo informações sobre a temática alvo e algumas síndromes fisiológicas ocasionadas pelo uso de bebida. Foram feitas visitas e abordagens de moradores no território adscrito a Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Santo Antônio em Porciúncula-RJ, para conversas sobre o alcoolismo, a fim de identificar o sofrimento da família do etilista, bem como as consequências do álcool para o usuário e as formas de tratamento. O instrumento utilizado para a identificação das famílias que se encontram com problemas psicossociais, decorrentes do uso abusivo de álcool por um de seus membros, foi a aplicação de um questionário, que também nos forneceu dados sobre a constância da ingesta da substância. Como resultado do trabalho, identificamos a importância do apoio e suporte psicológico não só ao elitista, mas a este e à sua família, para que possam ressignificar suas histórias, rompendo com os estigmas e fortalecendo o vínculo familiar.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2020-05-26
How to Cite
Rezende Vieira, A., Ferreira Lima, A., Vargas Pereira, A., da Silva Rocha, J., & da Silva Nogueira, R. (2020). OS PROBLEMAS PSICOSSOCIAIS NO CONTEXTO FAMILIAR, OCASIONADOS PELO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL, NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM PORCIÚNCULA/RJ. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 5(5). Retrieved from http://reinpec.org/reinpec/index.php/reinpec/article/view/477