ENTEROPARASITOSES EM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO FERREIRA DA FONSECA, LOCALIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE ITALVA (RJ)

  • Mackstler Pessanha Souza
  • Marcos Paulo Machado Thome
  • Álvaro Dutra Souza
Keywords: infecções parasitárias, crianças, índices.

Abstract

As infecções parasitárias ainda apresentam-se em elevados índices, principalmente nos países subdesenvolvidos, assim como naqueles em desenvolvimento. Neste contexto, as crianças constituem o grupo mais atingido, devido a alguns fatores como: imunidade, higiene pessoal e outros. Sendo assim, o presente estudo objetivou a investigação dos índices parasitários nos alunos da Escola Municipal Antonio Ferreira da Fonseca, localidade rural do município de Italva-RJ. O estudo foi realizado através dos resultados de exames parasitológicos realizados no Laboratório da Faculdade Redentor em Itaperuna-RJ. Foram utilizados os métodos de Hoffman e de Willis. Foram examinadas 38 amostras, e destas verificou-se uma prevalência de 71,05% de positividade, sendo a Entamoeba histolytica o protozoário mais frequente (42,1%), seguido pela Giardia lamblia (21,05%) e Entamoeba coli (5,26%). Concluiu-se que o índice parasitário nos escolares é elevado, e que a prevalência de infecção foi pelo protozoário Entamoeba histolytica.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2015-12-30
How to Cite
Pessanha Souza, M., Paulo Machado Thome, M., & Dutra Souza, Álvaro. (2015). ENTEROPARASITOSES EM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO FERREIRA DA FONSECA, LOCALIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE ITALVA (RJ). Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 1(2). Retrieved from http://reinpec.org/reinpec/index.php/reinpec/article/view/84